Cândido: “O governo vai apoiar e quer resultado. Para a UFC, isso é muito bom”

Cândido: “O governo vai apoiar e quer resultado. Para a UFC, isso é muito bom”

Reunião com reitores aconteceu no Palácio do Planalto / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Corria o mês de agosto de 2019 quando o professor Cândido Albuquerque foi nomeado reitor da Universidade Federal do Ceará, a querida UFC, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) e o à época ministro da Educação, Abraham Weintraub. O também advogado foi o menos votado pela comunidade acadêmica. O processo, por óbvio, foi polêmico e barulhento.

Com esse histórico, Cândido esteve, nesta quinta-feira (19), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com outras dezenas de reitores, de todo o Brasil. Era de se esperar um ambiente no mínimo delicado, politicamente. Porém, contrariando o óbvio, o reitor fez, à coluna, um animado relato do encontro no Palácio do Planalto.

Motivo: Cândido Albuquerque diz que o governo quer das instituições federais gestão competente e resultados convincentes – o que, segundo o reitor, já é realidade na UFC. “A Universidade experimentou um novo e extremamente bem sucedido modelo de gestão, exatamente o contrário do que era antes”, diz.

Entre outros pontos, Cândido destaca que a UFC passou de 1 para 34 patentes e oferece uma pós-graduação de excelência. “O governo vai apoiar e quer resultado. Para a UFC, isso é muito bom”, afirma. “A Universidade Federal do Ceará cresceu em todos os ângulos”. disse o reitor à coluna. A reunião foi organizada pelo ministério da Educação.

O complicado debate sobre taxação de grandes fortunas

Haddad deverá encarar o desafio / Valter Campanato/Agência Brasil

Será, no mínimo, instrutivo, o debate sobre a taxação de grandes fortunas, que o governo Lula quer tirar da lista de promessas de campanha. O ministro Fernando Haddad (Fazenda, PT) deverá encabeçar o processo. Mas por quê será interessante? Ora, um dos países mais desiguais do mundo, o Brasil tem uma pirâmides econômicas bicuda. Ou seja, muito poucos acumulam parte das riquezas nacionais. Isso significa que a mordida do Leão terá de ser muito grande.

Um bom exemplo
Administrada pelo prefeito Bel Júnior (PP), a pequena Senador Sá, na Zona Norte do Estado, envia, para todo o semiárido, um exemplo de como mudar a vida das pessoas com baixo investimento. É de lá o programa Sede Zero, que leva água potável às comunidades. A Prefeitura entregou 20 poços profundos. Criado em 2021, a iniciativa se tornou referência. Não é para menos. Foram investidos R$ 500 mil, de recursos próprios. O Sede Zero inclui perfuração, encanamento e instalações de caixas d’água.

Fôlego
O deputado federal eleito André Fernandes (PL) respira aliviado com o indeferimento de Alexandre de Moraes (STF/TSE) em ação que pedia a suspensão da diplomação do parlamentar cearense. Essa é uma possibilidade. A outra é a decisão do ministro ser interpretada como uma espécie de passe livre para práticas antidemocráticas.

Fácil, fácil
Nunca na história deste País houve tantas prisões em flagrante de uma vez só como as provocadas pelos atos de 8 de janeiro. Os acusados facilitaram o trabalho da polícia, ao filmarem e distribuírem vídeos com os próprios crimes. O mesmo acontece com a minuta do golpe, em que um ministro de Estado guarda o documento no próprio armário.

De olho nos cem primeiros dias

Elmano deverá fazer mini balanço no dia 10 de abril / Junior Pio/Alece

Um dos fetiches da cobertura jornalística, os primeiros cem dias de governo já está na pauta. Igualmente, já é motivo de agendamento entre membros do governo Elmano Freitas (PT). Os primeiros resultados em educação, saúde e social devem receber atenção especial, pelo que o próprio governador vem sinalizando. O número redondo – cairá no dia 10 de abril – não é uma jabuticaba. Há em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, é uma referência, cercada de expectativas. A explicação seria o peculiar ensaio geral que os governos fazem. Para os gestores, inclusive, é uma boa oportunidade para avaliar quem pega no tranco no test drive e quem, como se diz no futebol, se esconde da bola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *