Segurança pública: o bom exemplo do Cidadania, PDT e PSDB

Renato Sérgio é autor de livros na área e professor da FGV / Reprodução do Youtube

Aqui já foi dito que é inadiável o debate sobre segurança pública no Ceará.

Da mesma forma, se impõe a necessidade de ações integradas entre os entes federados.

Muito de preferência, sem os apelos do período eleitoral.

Por uma dessas belas coincidências, chegou à coluna a informação de que haverá, neste quinta-feira (25), a palestra “Segurança Pública: o que Fazer?”

Marcado para o hotel Mareiro (Beira Mar, 2380, às 18h), o evento vai trazer a Fortaleza Renato Sérgio. Trata-se de uma das maiores autoridades no assunto.

Ele é autor de vários livros na área e professor de gestão pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A iniciativa em si, certamente, renderá boas reflexões sobre a preocupante situação na área, no Ceará.

A palestra está sendo organizada pelos partidos Cidadania, PDT e PSDB, através de suas fundações Astrojildo Pereira e Leonel Brizola-Alberto Pasqualini e Instituto Teotônio Vilela, respectivamente.

Por que isso é importante? Porque Cidadania, PDT e PSDB comandam a gestão de Fortaleza, cujo território respondeu, em 2023, por quase 25% dos homicídios em todo o Estado.

As demais forças políticas atuantes no Ceará, que orbitam o Governo do Estado, deveriam fazer algo nessa linha – no formato que considerassem mais interessante. Seria um grande bom começo.

Promover debates públicos é um dos papéis dos partidos políticos.

Tanto que a lei prevê a figura de entidades como a Fundação Perseu Abramo (PT), Fundação Álvaro Vale (PL), Fundação Ulysses Guimarães (MDB), Instituto de Inovação e Governança (União) e por aí vai.

Todos têm muito dinheiro público.

É de onde devem sair quadros e ideias relevantes, que possam ser aproveitadas em seus conteúdos programáticos – sobre segurança pública, inclusive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *