A responsabilidade dos deputados federais com a Cidade de Fortaleza

Capital do Ceará é principal colégio eleitoral do Estado / PMF/Divulgação

Se em disputas majoritárias, Fortaleza é a principal batalha das guerras eleitorais no Estado, na corrida proporcional – deputados federais e estaduais –, a lógica não é diferente.

Pois bem. A joia da coroa política do Ceará precisa ser igualmente compreendida, com peso diferenciado, no que diz respeito a suas demandas financeiras – particularmente, em se tratando da bancada do Ceará em Brasília.

São mais de 1,8 milhão de votos que ajudam – ou são determinantes –, na eleição de muitos dos representantes legislativos, na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Alguns, inclusive, tentam chegar à Prefeitura.

A maioria dos eleitos já faz muito pela Capital, como divulgam os próprios, durante a liberação de emendas. Mas dá para fazer mais. Tudo em uma gestão gigantesca e complexa, como esta, demanda recursos na casa de muitos dígitos.

O tempo é de incertezas econômicas no mundo e no Brasil. As oscilações baterão nos cofres públicos municipais de todo o País. Em escala, os impactos serão mais fortes nos orçamentos maiores.

A reflexão acima vale para os federais veteranos, que já se debruçam sobre os gargalos de Fortaleza, e para os debutantes, que igualmente têm o dever de olhar para o município onde vivem quase 30% dos cearenses.

Relação com Estado tem histórico de parcerias

A sede do Executivo Estadual / Reprodução

O Município de Fortaleza tem bom histórico de relações institucionais que geram parcerias administrativas com o Governo do Estado. São raros, somente para comprovar a regra geral, episódios em que a refrega política fica acima dos interesses da Capital. Na Assembleia Legislativa, também é visível a boa vontade dos deputados estaduais, – vários deles muito bem votados na Cidade – quando se trata de questões financeiras envolvendo gargalos da gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *