O “método Ricupero” nas eleições de 2022

Combate à pandemia é um dos incômodos de Bolsonaro / Marcelo Camargo/Agência Brasil

A frase “Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde” ficou famosa em 1994. Dita pelo então ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, vazou e chegou às TVs por assinatura. Quase três décadas depois, poucos aspectos estão mais atuais do que o “método Ricupero”.

É explícita a coleção de fatores que tanto Lula quanto Bolsonaro tentam esconder. O petista gosta de falar sobre proteção social, ampliação do crédito, expansão universitária e direitos humanos. Mas, fica, visivelmente, incomodado quanto o assunto é corrupção, governos Dilma, religião e agronegócio.

Bolsonaro curte falar de liberdade de expressão, evangelismo, armas e auxílio emergencial. Entretanto, foge de temas como respeito às instituições, combate à pandemia, meio ambiente e mulher. As listas, tanto de um lado como do outro, podem variar. Mas dá uma boa ideia de como a caça ao voto é um jogo de luz e sombra.

No meio da trama, o eleitor é feito de bobo. Mas ele tem fortes aliados: os adversários dos próprios candidatos. A maioria está a postos, pronta para apontar e explorar os pontos fracos dos oponentes. Por isso, debates são tão importantes. Não raramente, vão na contramão do que pretendeu – e não conseguiu –, o ex-ministro da Fazenda.

Os padrinhos políticos rejeitados na sucessão cearense

Candidatos Elmano, Wagner e Roberto / Reprodução de Internet

Presidente Jair Bolsonaro (PL), prefeito José Sarto (PDT) e ex-prefeita Luizianne Lins (PT) foram alguns dos nomes citados no debate da última segunda-feira, na TV Cidade. Por regra, foram mencionados em contextos negativos e associados a um dos candidatos a governador. Claro que todos têm qualidades e deméritos. Mas campanha eleitoral é, justamente, isso: vence a batalha quem consegue, entre outras vitórias, impor sua narrativa sobre os demais.

Sobre rancores e riscos
Ainda na pré-campanha ao Governo do Estado do Ceará, quando o rompimento PDT-PT não passava de uma miragem, aqui foi dito, algumas vezes, que o divórcio no projeto de poder poderia arrastar para a campanha eleitoral rancores – políticos e pessoais –, que ajudariam a definir o pleito. É mais ou menos isso que está acontecendo, na relação entre os candidatos Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT). Foi dito também que isso poderia beneficiar o candidato da oposição, Capitão Wagner (União Brasil). Aguardemos.

Célio Studart
O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem. Ele pediu ao Ministério Público do Trabalho – nacional e estadual –, fiscalização do cumprimento da lei, sancionada no começo do mês, que institui o piso salarial da categoria, com validade imediata para a iniciativa privada.

Sabatina na TV
A candidata Kamila Cardoso (Avante) abre, nesta quarta-feira (31), a série de sabatinas que a TV Otimista promove com candidatos ao Senado. Advogada e militante das causas sociais, Kamila integra a chapa de Capitão Wagner (União Brasil) ao Executivo. Érika Amorim (PSD) será entrevistada na sexta (2), e Camilo Santana (PT), na segunda (5).

Livro-referência é lançado nesta quinta-feira

Obra é prefaciada por Lênio Streck / Reprodução

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor de direito da instituição, Cândido Albuquerque, lança, nesta quinta-feira (1º), ao lado do colega Sérgio Rebouças, o livro “Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional”. Para além da colaboração acadêmica, trata-se de obra especial, já que nela consta parte importante da atuação dos docentes de direito penal e processual penal da UFC. “Exatamente por isso, o livro tem larga e profunda base teórica e uma visão aplicada da realidade judicial da matéria”, afirma Cândido. Segundo o reitor, o livro, prefaciado por Lênio Streck, tem ultrapassado as expectativas na aceitação. Anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC, Centro, a partir das 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *