Por que há tantos pré-candidatos a prefeito pelo PT?

Presidente Lula, em campanha / Ricardo Stuckert/pt.org

Nesta sexta-feira (13), cabe perguntar por que as eleições municipais de 2024 podem bater recorde em número de candidatos a prefeito e vereador pelo PT.

Nacionalmente, o partido tem um ambicioso plano de seguir ou chegar ao comando de gestões locais nos principais centros urbanos.

Em Fortaleza, pelo menos quatro nomes são citados como possíveis postulantes; no Interior do Estado e, por extensão, nos rincões do Nordeste, todo bicho de orelha quer entrar na disputa.

A explicação para tanto interesse – muito além do repentino espírito público –, tem relação direta com o fenômeno de transferência de voto do presidente Lula.

Na média geral, pesquisas de intenção de voto na gigantesca bolha nordestina são muito claras: candidatos do PT, apoiado por Lula, ganham uma dianteira logo na largada.

Foi mais ou menos o que se deu em 2022, para o governo do Estado do Ceará: todas as sondagens davam extraordinário potencial eleitoral a qualquer um – desde que do PT e apoiado por Lula.

PS: não estamos entrando no mérito do que seja ou deixe de ser o lulopetismo. Ser bom de voto nem sempre guarda sintonia com entregas e outras variáveis.

Só sabemos que é assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *