Pesquisa: parede de contenção, de um lado, e bola de ferro, do outro

Candidato apoiado por Lula/Camilo alcança 57% de favoritismo / Marcelo Camargo/Agência Brasil

A pesquisa Grupo Otimista/Real Time para o Governo do Estado deste já emocionante 2022 não poderia ter chegado em melhor hora: justamente quando estamos indo para a reta final da janela partidária e demais grandes decisões, aqui e alhures, estão consolidadas – ou dadas como certas. A saber: nacionalmente, os palanques presidenciais estão sendo montados e, aqui no Ceará, o União Brasil ficou com a oposição, o PSDB e companhia serão governistas e, na cotação do dia, Camilo Santana deixa de ser governador até a virada do mês e o PT de guerra baixou a bola no debate sobre candidatura própria.

Conforme está nos cânones da consultoria política, pesquisa não define eleição. Mas tem o condão de consolidar caminhos que podem levar à vitória, fundamentar cenários de risco antes não vistos ou mesmo reposicionar personagens na disputa. No português claro, o levantamento Otimista/RT mostra que a oposição terá à sua frente duas firmes paredes de contenção, que a separam do grosso do eleitorado. Estes obstáculos têm nome e sobrenome: Camilo Santana e Luiz Inácio Lula da Silva.

Na outra trincheira, temos o presidente Jair Bolsonaro (PL) como uma espécie de bola de ferro presa ao pescoço dos opositores, sintetizado na pessoa de Capitão Wagner (União Brasil). O resultado é eloquente. Quando associado, diretamente, um candidato apoiado por Lula/Camilo alcança 57% de favoritismo para sair vitorioso, contra 27% do “governador de Bolsonaro”.

Surpresa, disparate e “2º turno”
Em um dos prováveis cenários, RC/Lula/Camilo chega a 42% contra 25% de Capitão Wagner/Bolsonaro. A diferença cai quando sai RC e entra a hoje vice-governadora Izolda Cela: 33% a 27%. E a surpresa: quando o nome governista é Chiquinho Feitosa – recém-filiado ao PSDB –, este chega a 34% contra 27% de Wagner. Uma das explicações para o disparate pode estar na avaliação do governo Camilo Santana, que soma 59% de ótimo/bom. PS: desconsiderando-se o nome de Feitosa, RC e Izolda estão, hoje, no “segundo turno” da disputa interna no PDT. O primeiro conta com a simpatia dos irmãos Ciro e Cid Gomes, enquanto o segundo está no radar de Camilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *