O Cariri cearense no topo dos Três Poderes do Estado do Ceará

O governador Camilo, o deputado Santana e a desembargadora Nailde: os três com raízes caririenses / MONTAGEM

O Cariri é uma espécie de Ceará dentro de outro, de pujanças e peculiaridades, quer seja nas riquezas naturais, cultura e religiosidade quer seja na economia e política. Sobre este último ponto, a região tem histórico de representação oscilante, ao longo das últimas décadas, tanto no Executivo quanto nos legislativos estadual e federal. Desta sexta-feira (29) até segunda (1º), entretanto, o Cariri estará no topo dos Três Poderes do Estado.

Isso por conta da posse, hoje, da nova presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargadora Nailde Pinheiro. A magistrada é natural do município de Aurora; o governador Camilo Santana (PT) nasceu no Crato, e o presidente interino da Assembleia Legislativa, Fernando Santana (PT), é de Juazeiro do Norte. O alinhamento dos Três Poderes pró-Cariri será alterado com a posse do novo presidente do Legislativo estadual, Evandro Leitão (PDT). O deputado é de Fortaleza.

A propósito de representação política, o Cariri cearense comporta, em termos quantitativos eleitorais, pelo menos seis deputados estaduais e quatro federais. Atualmente, está bem abaixo disso. O cálculo é feito pelos próprios representantes da região – alguns se ressentem de candidatos forasteiros. Não é bem assim. O bom político sempre é reconhecido, independentemente de onde seja a Certidão de Nascimento.

A traição como método
Este final de semana, deputados federais (principalmente) e senadores entrarão no frisson político, com anotações na mão e celular ao ouvido, em conversas e cálculos intermináveis. Do outro lado da linha, líderes ou liderados ajudarão a montar o mapa da votação de segunda-feira (1º), quando serão conhecidos os sucessores de Rodrigo Maia (DEM) na Câmara e de Davi Alcolumbre (DEM) no Senado. Com esperado alto índice de traição, a disputa entre os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) deixará marcas profundas.

Adepol: PC-CE é uma das melhores do Brasil
A contínua estruturação da Polícia Civil do Estado é uma das prioridades do governo Camilo Santana. Está presente em todo o Ceará, com infraestrutura e inteligência, tendo à frente profissionais preparados, reciclados e motivados. A avaliação é do presidente da Adepol, a associação dos delegados, Gustavo Pernambuco.

Sobre liderança e promessa de novos voos
A ida de Júlio Brizzi para a liderança do PDT na Câmara Municipal é muito mais do que a projeção precoce de um rosto novo no parlamento da Capital. Com experiência no movimento estudantil e serviços prestados na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), o vereador começa o mandato com um grande desafio, mas sob a promessa de voos mais altos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *