PT versus PT em Fortaleza

Luizianne é pré-candidata à sucessão de Roberto Cláudio / Diego Camelo/Divulgação

No Roda Viva desta segunda-feira, 8, o governador Camilo Santana, petista-cirista, defendeu uma coligação PDT-PT para a disputa da sucessão de Roberto Cláudio. “Pelo bem de Fortaleza, da democracia, seria importante uma aliança”, disse.

Mas foi o finalzinho da fala do governador, na mesma declaração, que mais chamou a atenção deste blogueiro: “Se isso ocorrerá, só o tempo dirá”, afirmou Camilo, parecendo profetizar a queda de braço que surge no horizonte.

Controlado por alas ligadas aos deputados federais Luizianne Lins e José Nobre Guimarães e outros menos vistosos, o PT da Capital segue célere, rumo à candidatura própria. A tese é apoiada pelo ex-presidente Lula, que vê no protagonismo eleitoral do PT, em capitais e maiores cidades, agora em 2020, uma espécie de ensaio geral para 2022.

Conforme dito pelo Blog do Erivaldo Carvalho, a ex-prefeita e pré-candidata Luizianne, anticirista, poderá se beneficiar da rejeição de Ciro Gomes ao lulopetismo. Agora, com a declaração de Camilo, já há sinais de que o movimento de resistência aumentará, o que consolidaria a unidade em torno do PT na cabeça de chapa.

Por óbvio, petistas graúdos defensores da aliança, que orbitam em torno do Abolição, não assistirão parados nem calados aos desdobramentos. Entre eles, Nelson Martins, ex-articulador-mor de Camilo, e Acrísio Sena, defensor de uma frente partidária ampla em Fortaleza.

Com remotas chances de recuo de ambos os lados, a tendência é termos PT contra PT em Fortaleza – por candidatura própria, aliança com o PDT ou mesmo por uma candidatura blasé.

Luizianne conhece o jogo que será jogado. Ela costuma crescer na briga. Faltava-lhe, entretanto, a figura do inimigo externo, maior e mais poderoso. Faltava. Agora, ela e seus seguidores tentarão reeditar o Davi contra Golias – a famosa aula de como vencer um gigante.

Por falar em ensinamentos, sabe-se que a história jamais se repete. Por outro lado, é totalmente inseguro dizer, a preço de hoje, que o PT subirá no palanque do PDT em Fortaleza. Como ponderou o próprio governador, ““Se isso ocorrerá, só o tempo dirá”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *